Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Conheça a melhor esquadria resistente à maresia

compartilhe:

Se você está construindo ou vai construir uma casa em uma cidade localizada no litoral, deve ficar atento ao tipo de esquadria que será utilizado. As esquadrias de PVC são a melhor opção para essa área de construção.

Com certeza você já deve ter reparado que a aparência das residências e objetos que têm contato com a maresia é diferente daqueles que estão em cidades mais afastadas do litoral.

As estruturas metálicas e madeiras sofrem de forma significativa devido à maresia. Isso acontece, poque a umidade, junto com a salinidade que vem do mar, provocam reações químicas mais intensas, oxidando os materiais de forma mais rápida.

Então, para te ajudar no processo de escolha de uma esquadria resistente à maresia, vamos te explicar como a maresia influencia nos materiais e porque as esquadrias de PVC são a melhor opção para as construções em áreas litorâneas.

 

A oxidação nas cidades litorâneas

A ferrugem e o bolor são mais comuns no litoral. Os telhados, por exemplo, tendem a ficar mais sujos de bolor e limbo e as coisas oxidam mais rápido.

Mas o que é oxidação? A oxidação é um processo químico que os materiais, em contato com o oxigênio, reagem de uma forma que resulta em desgaste e corrosão. Esse processo pode acontecer em qualquer ambiente. Entretanto, as cidades litorâneas apresentam fatores que aceleram essas alterações. Os fatores são:

 

Mais umidade

Devido ao mar, a umidade relativa do ar é muito maior nessas cidades. E, por sua vez, a umidade facilita a corrosão, já que deixa o ambiente mais propício às reações químicas que envolvem oxigênio e água.

 

Salinidade

A salinidade que vem do mar carrega sais que aceleram o processo de oxidação. E, além disso, o sal aumenta a condutividade elétrica da água, o que favorece a transferência de elétrons, uma das etapas da oxidação dos metais.

 

Brisa marítima

Além da umidade e da salinidade, a brisa que vem do mar é muito diferente, já que carrega em grande intensidade as partículas de água salgada vindas do oceano. Essas partículas, ao entrarem em contato com materiais expostos ao ar livre, aceleram ainda mais o processo de corrosão. Isso acontece muito com as esquadrias de metal e até mesmo alumínio, a longo prazo.

 

Variações de temperatura

Geralmente, as cidades litorâneas apresentam variações na temperatura ao longo do dia, ajudando no processo de condensação de umidade nas superfícies dos materiais. E essa condensação é mais um fator que estimula a oxidação dos objetos.

Como você pôde perceber, são vários fatores que tornam as áreas litorâneas mais propícias à oxidação. Muitos materiais precisam de ainda mais proteção e manutenção em cidades costeiras para que sua vida útil seja prolongada.

Por outro lado, existem materiais que são totalmente imunes à maresia. É o caso das esquadrias de PVC e nós vamos te explicar por que isso acontece.

 

O que é o PVC?

O PVC é policloreto de vinila, um material altamente resistente à maresia e ações do tempo. Por esse motivo, ele é utilizado na fabricação de diversos produtos para construção civil, dentro do setor industrial e muito mais.

Também se encontra o PVC em revestimentos de fios e cabos elétricos devido à resistência ao fogo, além de ser muito utilizado em objetos marítimos para evitar a corrosão.

Esse é um material versátil que permite que obras de alto padrão em cidades litorâneas tenham esquadrias de alta durabilidade, sem a necessidade de manutenção.

 

Por que o PVC é o material mais resistente à maresia

O PVC é um polímero termoplástico, ou seja, ele não possui juntas metálicas. Por esse motivo, não sofre corrosão quando é exposto às partículas de água salgada que vêm do mar. Essa característica é um grande diferencial diante dos outros materiais de esquadrias disponíveis no mercado.

Sua resistência é tão grande, que também não sofre alterações quando entra em contato com o cloreto de sódio e outras substâncias corrosivas. E, além disso, também não se altera devido a alta intensidade de raios ultravioleta (UV), que são ainda mais intensos em áreas litorâneas.

Sem dívidas, as esquadrias de PVC são a melhor opção para casas de alto padrão, principalmente quando localizadas em cidades com maresia.

 

Vantagens das esquadrias de PVC

Além da grande resistência das esquadrias de PVC, elas são conhecidas por outros vários diferenciais quando comparados às esquadrias de alumínio ou de madeira.

 

Isolamento acústico

Duas vantagens que são pontos chave na hora de construir é ter uma casa com um bom isolamento térmico e acústico. Isso significa que o local terá isolamento eficiente contra barulhos externos e vise versa.

Sabemos o quanto é chato ser incomodado com obras ao lado, músicas altas ou outros barulhos. Devido à alta vedação das esquadrias de PVC, o som do ambiente externo é minimizado, ajudando os moradores a terem ambientes mais tranquilos.

[Como conseguir isolamento acústico residencial]

 

Isolamento térmico

Em relação ao isolamento térmico, devido também à vedação excepcional desse tipo de esquadria, os ambientes internos e externos apresentam menos troca de temperatura. Ou seja, em dias muito quentes, a sua casa não ficará ainda mais quente e, em dias frios, a temperatura interna também se manterá.

Essa característica também ajuda na eficiência energética, uma vez que, quanto menor a perda de calor entre os ambientes, a necessidade do uso de ar condicionado ou aquecedor também é menor. O resultado é economia de energia e gasto menor.

[Veja os benefícios de ter uma casa com bom isolamento térmico]

 

Vedação

Conforme falo anteriormente, a vedação das esquadrias de PVC é um grande diferencial. Além da questão do isolamento térmico e acústico, ajudam na questão de preservar os ambientes contra a entrada de água da chuva, poeira e vento.

 

Sustentabilidade

 O PVC é um material reciclável, ou seja, se as esquadrias de PVC não forem mais utilizadas em algum momento, elas podem ser transformadas em novos materiais, ganhando outra utilidade. Além disso, as esquadrias de PVC ajudam a diminuir a utilização de recursos naturais, como a madeira.

 

Design moderno

Por ser um material muito versátil, você encontra vários tipos de cores disponíveis. Por exemplo: branco, preto, bronze, ouro, prata, chumbo e até mesmo cores que imitam madeira, como nogueira, carvalho americano e carvalho claro.

As esquadrias de PVC que imitam madeira são ideais para quem quer a durabilidade do PVC com a beleza da madeira.

 

Automação das esquadrias

Com os acessórios para as esquadrias de PVC, é possível deixar os ambientes automatizados. Com apenas um clique, sua janela pode se abrir, sua porta pode se fechar. Também é possível integrar com os assistentes virtuais como Alexa e Google, deixando sua casa ainda mais tecnológica e adaptada à rotina de todos.

 

Valorização do imóvel

Um fato indiscutível é que as esquadrias de PVC contribuem para a valorização do imóvel. Por serem esquadrias de alto padrão, elevam o design, durabilidade e valor da construção. Com tantas vantagens diante outros tipos de esquadrias, o PVC agrega valor em todos os quesitos.

 

A Squadra PVC

Se você ainda tem alguma dúvida em relação às esquadrias de PVC, entre em contato com nossos especialistas. Sem dúvidas, essa é a melhor opção para a sua casa, seja em áreas litorâneas ou urbanas.

Acesse também o nosso catálogo para mais informações!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados