Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Confira 5 dicas de como decorar salas pequenas

compartilhe:

Especialmente nos maiores centros urbanos do país, está muito em alta a tendência de empreendimentos imobiliários de pouca metragem. Esse fenômeno se explica tanto pelo custo mais acessível de apartamentos menores quanto pela possibilidade de mais pessoas poderem adquirir casas ou apartamentos menores como primeiro imóvel próprio.

Seja na aquisição de um imóvel novo ou na adaptação do espaço onde você já mora, saiba que o espaço reduzido não é desculpa para não conseguir colocar em prática uma decoração que tenha a sua cara e que agregue bom gosto e funcionalidade.

Se a gente pensar que a sala é, normalmente, o principal espaço de uma residência pequena, a missão de colocar ali aquilo que é necessário e organizar os elementos de modo harmônico e agradável pode se converter num desafio.

Pensando nisso, a gente separou aqui cinco dicas preciosas para decorar salas pequenas e deixá-las ainda mais aconchegantes. Acompanhe com a gente!

Comece planejando

Na hora de pensar a decoração de um espaço reduzido, é necessário valorizar cada espaço para garantir ao mesmo tempo o conforto, o estilo e a funcionalidade (oferecendo boa circulação para o ar e para as pessoas, por exemplo). Diante disso, calcular o tamanho dos móveis antes de adquiri-los é uma dica fundamental.

Também é importante buscar soluções de móveis planejados ou já prontos que atendam necessidades da sala e que ajudem a criar o estilo e a atmosfera que você busca para ela.

Lembre-se das proporções do espaço

Numa sala pequena, é necessário redobrar o cuidado ao posicionar peças de decoração. Há elementos de enfeite (como lustres, luminárias, abajures, quadros e tapetes) que, apesar de serem peças muito bonitas quando vistas num espaço amplo (como o showroom de uma loja), podem se transformar em um elemento dissonante na hora que forem aplicados num espaço menor.

Por isso, sempre é bom ter disponíveis as medidas dos espaços que serão ocupados por cada elemento, de modo que nada ocupe espaço demais.

Valorize os ambientes integrados

Sempre que as especificações técnicas da obra permitirem, uma dica útil para o manejo de espaços pequenos é apostar na integração. Se for possível colocar um balcão no lugar de uma parede para harmonizar a sala e a cozinha, por exemplo, a sensação de amplitude do espaço já vai ser diferente.

No caso dos apartamentos, outra possiblidade é expandir o espaço de convívio da sala para a sacada, instalando as chamadas cortinas de vidro para aproveitar melhor os espaços.

Use elementos que abram o campo de visão

O uso de espelhos é sempre uma “carta na manga” no universo da decoração para aumentar a sensação de amplitude na sala. Quando colocados de frente para os focos de luz natural, eles funcionam muito bem para explorar reflexo.

No entanto, é fundamental organizar adequadamente a disposição dos móveis para obter o melhor resultado.

Maneje com cuidado o uso das cores

Especialmente nos espaços pequenos, a composição adequada entre as cores de paredes, móveis e demais itens de decoração é muito preciosa para obter um ambiente confortável e de bom gosto.

Lembre-se que o uso de tintas com cores mais leves e claras ajudam na amplitude e deixam o espaço mais limpo, de modo que a aplicação de peças decorativas ou móveis em cores mais vibrantes pode favorecer a composição final.

Gostou dessas dicas? Clique aqui e veja mais dicas econômicas de decoração!

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados