Notícias
aqui você encontra tudo sobre novidades e tendências sobre esquadrias de PVC

Esquadrias de PVC, alumínio ou madeira: veja os prós e contras

compartilhe:

Esquadrias é o nome que se dá para as bases de portas e janelas, estruturas são parte da construção de um imóvel. Assim, o termo esquadria está ligado aos lugares em que serão construídos os acessos de entrada e saída, integrando os ambientes de uma casa ou edifício. As esquadrias são fabricadas para resistir às vibrações, chuva, sol, frio e calor, proteger contra ruídos externos e muito mais.

Escolher o material para construir as esquadrias do imóvel é uma tarefa de grande responsabilidade, pois de acordo com a opção desejada, o lugar terá características sobre sua instalação, afetando tanto em benefícios quanto em prejuízos a qualidade de vida das pessoas que irão desfrutar do lugar. Logo, devido a essa imensa importância, é preciso conhecer bem o tipo de material que irá compor o projeto.

Veja os prós e os contras ao optar por cada um desses três materiais abaixo ou se preferir pode baixar o nosso e-book e conhecer todos os detalhes, ver imagens, tabela com os diferenciais comparativos e outras informações.

quais são os tipos de esquadrias disponíveis?

 

 

 

 

 

 

 

 

Observe a seguir algumas dicas sobre qual material escolher para montar a esquadria.

Há diversos materiais disponíveis no mercado para montar as esquadrias de uma casa, apartamento ou edifício comercial, dentre eles estão o ferro e o vidro. Mas, atualmente, a sugestão de engenheiros e arquitetos é optar por um desses três materiais: pvc, alumínio ou madeira. Dos três, o pvc possui maior qualidade e versatilidade e ganha nos quesitos de durabilidade, acústica e isolamento térmico.

Veja os prós e os contras ao optar por cada um desses três materiais abaixo. Se quiser, também pode baixar o nosso e-book e conhecer todos os detalhes sobre as esquadrias, ver imagens, tabela com os diferenciais comparativos e outras informações.

Esquadrias de PVC

O pvc é um material de grande aceitação no mercado, pois dentre suas principais características estão a maior qualidade em vedação, o incrível isolamento térmico e a flexibilidade de acabamento de acordo com a necessidade.

O custo-benefício deste material é muito alto, uma vez que, depois de instaladas, as esquadrias em pvc requerem pouco investimento. Além disso, é importante levar em conta os custos com pintura e manutenção, fornecimento com ou sem vidro, simples ou duplo, além de garantia de desempenho do conjunto. Levando-se em conta todos esses aspectos, os perfis de pvc são muito competitivos.

Outra vantagem é que se trata de um material extremamente seguro com grande durabilidade e resistência. O pvc é, comprovadamente, um material mais resistente a impactos e arrombamentos.

Para isso, a fabricação de esquadrias de pvc segue as normas de desempenho para janelas (NBR 10.821/00), que fabrica perfis mais robustos e que possuem reforço de aço em seu interior. Também possuem ótimo desempenho no quesito segurança nos acessórios de travamento e fechamento das janelas.

A segurança dos usuários também está garantida em caso de incêndio. O pvc rígido é auto-extinguível, ou seja, não propaga chamas, proporcionando maior segurança para o imóvel.

Design e sustentabilidade

Devido ao design das estruturas desse material, as novas construções estão priorizando o acabamento em pvc. Dessa forma, o visual das esquadrias de pvc demonstram o perfil do proprietário, que está sempre se atualizando em relação à infraestrutura e as novidades do mercado.

Não dá para se pensar em construir uma casa sem levar em conta o uso de materiais que não agridem o meio ambiente. Os perfis de pvc são fabricados de acordo com normas ambientais vigentes e são considerados atualmente os materiais para esquadrias que menos agridem a natureza.

No quesito segurança, o pvc é o material mais resistente a impactos e arrombamentos. Para isso, a fabricação de esquadrias de pvc segue as normas de desempenho para janelas (NBR 10.821/00), que fabrica perfis mais robustos e que possuem reforço de aço em seu interior.

Também possuem ótimo desempenho no quesito segurança nos acessórios de travamento e fechamento das janelas.

Outra vantagem do uso do pvc no projeto é que este material permite ao arquiteto ou engenheiro criar diversas formas, possibilitando o trabalho em diversas tipologias como, por exemplo, arcos, trapézios, coberturas, pinázios, vidros duplos com persiana interna, entre outros.

De fato, as esquadrias de pvc podem ser totalmente customizadas para cada projeto de acordo com as especificações, integrando portas e janelas ao design do ambiente.

Esquadrias de alumínio

O alumínio é um material que oferece grandes vantagens na montagem da esquadria. O material é durável pois não enferruja, aumentando consideravelmente a vida útil, porém perde para o pvc em durabilidade. Há uma imensa variedade em acabamentos que podem ser utilizados com o alumínio.

Outro aspecto positivo do alumínio é referente a questão acústica e térmica do ambiente. As janelas termoacústicas diminuem o barulho e auxiliam na temperatura do lugar. Afinal, as questões naturais não irão interferir substancialmente na composição desse material.

Para garantir um excelente estado de conservação, é necessário um considerável orçamento destinado ao investimento contínuo em manutenção, pois o acabamento pode sofrer desgaste, assim como a pintura poderá descascar.

Esquadrias de madeira

A grande vantagem ao optar pela madeira é a versatilidade apresentada por esse material. Uma vez que é possível montar várias esquadrias com diferentes tipos de madeira. Além disso, esse material possibilita a montagem personalizada, pois sua característica principal é o fácil manuseio, adequando-se facilmente as medidas desejadas e ao gosto do proprietário.

Para a construção de portas e janelas, as madeiras recomendadas são itaúba e jatobá. Entretanto, antes de escolher verifique com um especialista qual será a melhor opção devido a existência de diferentes tipos de madeira e sua durabilidade. É importante ressaltar: por ser um material natural, a madeira está sujeita às alterações climáticas como a chuva e a umidade, que podem danificar a esquadria tanto com rachaduras quanto apodrecendo todo o material. O custo com manutenção, portanto, será bem alto.

O que você precisa levar em conta antes de tomar a decisão:

Todos os materiais utilizados para esquadrias de portas e janelas têm vantagens e desvantagens. Agora, na hora de escolher, é preciso levar outros pontos em consideração. Veja alguns bem importantes:

# 1 - Localização da edificação: pense bem antes de decidir pelo material para uma casa na praia, por exemplo. Isso porque em alguns locais como região litorânea, o pvc não degrada devido à elevada resistência química, sendo, portanto, muito durável diante da maresia e outros agentes, como a cal e o cimento.

# 2 - Custo benefício: investir mais durante o período da obra e garantir maior conforto, menos manutenção e substituição de peças e materiais pode fazer a diferença lá na frente. O PVC possui alta durabilidade e é especialmente aditivado para conferir resistência mecânica extra e proteção contra a radiação UV a longo prazo.

# 3 - Qualidade do fornecedor: antes de comprar, pesquise sobre a qualificação do fornecedor e projetos já realizados anteriormente. Na Squadra, a fabricação de esquadrias de pvc segue as normas de desempenho para janelas, com a produção de perfis mais robustos e que possuem reforço de aço em seu interior. Também têm ótimo desempenho no quesito segurança nos acessórios de travamento e fechamento das janelas.

Assim, antes de escolher o material para construir as esquadrias, peça auxílio a um profissional capacitado e experiente. Dessa forma, é possível garantir maior comodidade e conforto, escolhendo a esquadria adequada para o imóvel.

Conheça também a diferença entre as esquadrias de alumínio, pvc e ferro.

por que escolher esquadrias de pvc?

Quer saber mais sobre esquadrias?
© Squadra PVC 2019 - Todos os direitos reservados